PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Flurona: SP, RJ e CE registram casos de infecção dupla por influenza e covid-19

Foto: Unsplash
Compartilhe

PUBLICIDADE

Órgãos de saúde afirmam que não há nenhuma evidência sobre os impactos de uma infecção conjunta

Três estados brasileiros já registraram casos chamados de Flurona, ou seja, quando uma mesma pessoa está contaminado pelos vírus da covid-19 e da influenza H3N2.

Em São Paulo, a jornalista Giulia Fernandez afirma ter recebido o teste positivo para covid-19 e influenza após realizar ambos os testes no dia 20 de dezembro em um hospital particular, segundo informações do portal G1.

No Rio de Janeiro, a contaminação dupla ocorreu em um adolescente de 16 anos, que tinha tomado as vacinas contra ambas as doenças. Ele teve coriza e febre baixa, sintomas considerados leves.

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro não confirmou a infecção, conforme nota publicada pela Folha de São Paulo. A família afirma que el fez teste em dois hospitais particulares diferentes.

“É importante ressaltar que ainda não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado”, disse a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

Já o governo do Ceará confirmou três casos de coinfecção, todos na Capital, em Fortaleza. Os infectados eram duas crianças de um ano, que já obtiveram alta, e um homem de 52 anos que não precisou ser internado.

A Flurona é a junção da palavra “flu”, que significa gripe em inglês, e a parte da palavra coronavírus, causador da covid-19.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE