Corvo retorna após 24 anos para o nível mais baixo do Campeonato Paulista
19 de julho de 2023 é o dia mais triste da história da Associação Atlética Flamengo. Nesta data, o time conhecido como Flamengo de Guarulhos perdeu para o União São João por 2 a 0, no estádio Hermínio Ometto, em Araras, pelo Campeonato Paulista da Série B, equivalente à Quarta Divisão, e foi rebaixado à Quinta Divisão estadual em 2024.
Na mesma rodada, o América-SP venceu o Nacional por 2 a 1 e tirou qualquer chance do Flamengo de alcançar a terceira colocação do grupo 11.
O Campeonato Paulista da Quinta Divisão foi disputado até 2004. A Federação Paulista de Futebol resolveu recriá-lo e, com isso, dos 36 times que disputam a atual Bezinha, 20 serão rebaixados para disputar a nova divisão.
O Corvo passou da primeira fase como líder do Grupo 5, mas é o vice-lanterna da segunda fase com um ponto em cinco jogos, à frente apenas do Guarulhos, que está virtualmente rebaixado sem pontos, mas uma partida a menos.
Para os torcedores do rubro-negro guarulhense, o sentimento é de frustração, principalmente por perceber que o sonho de disputar o Campeonato Paulista da Série A1 nunca esteve tão distante.
O Flamengo retornou ao profissionalismo em 1998, justamente na Quinta Divisão, que se chamava Paulista da Série B1-B. À época, o Corvo ficou em 4º lugar e subiam três equipes. No ano seguinte, o time foi campeão. Em 1999, o rubro-negro se impôs e ganhou o título da B1-A.
No ano 2000, o Flamengo ficou em 3º na Série A3 e subiu para a Série A2. No ano seguinte, chegou ao quadrangular final e quase alcançou a elite estadual, feito que foi repetido dois anos depois.
Em 2005 aconteceu o primeiro rebaixamento para a séria A3. Em 2008, o maior e último título, justamente da terceira divisão paulista. Em 2010, o Corvo foi rebaixado novamente da A2. Na primeira metade da década, o rubro-negro fez uma parceria com o Corinthians, que não trouxe benefícios esportivos. Quando o Timão saiu, a situação piorou e o Flamengo caiu à Quarta Divisão em 2017.
O Corvo ficou perto de retornar à Série A3, mas bateu na trave, especialmente no ano passado, quando caiu nas semifinais. Em 2024, vai ter que disputar novamente à Quinta Divisão. Nunca os guarulhenses estiveram tão distantes da primeira divisão. Talvez, um sonho que nunca se concretize.