É um dos primatas mais ameaçados de extinção no mundo
O Zoológico de Guarulhos anunciou na noite desta quarta-feira (9) o nascimento de um mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), um dos primatas mais ameaçados de extinção no mundo e umas das quatro espécies de mico-leão existentes no Brasil. O filhote nasceu em 26 de janeiro pesando 60 gramas.
O sucesso na reprodução da espécie-símbolo do Estado de São Paulo está sendo bastante comemorado por toda a equipe do parque, que participa do Programa Internacional de Manejo Ex-situ (cativeiro) da espécie.
“Tivemos grande êxito. Recebemos o casal adulto em setembro do ano passado e, como a gestação do mico-leão-preto é de quatro meses, podemos considerar que a fecundação ocorreu logo após a junção dos animais, considerando o período de quarentena”, explica Claudia Igayara, médica veterinária e responsável técnica pelo Zoo de Guarulhos.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), em todo o mundo existem apenas 61 micos-leões-pretos em cativeiro e cerca de 1,5 mil em seu habitat natural, que se restringe à Mata Atlântica do interior do Estado de São Paulo, especialmente a porção oeste.
“O manejo ex-situ cooperativo é uma importante ferramenta para a conservação da espécie. O Zoológico de Guarulhos reafirma, assim, seu compromisso com a conservação da biodiversidade”, afirma a diretora Fernanda Magalhães.