fbpx
PUBLICIDADE

Festival Literário reúne 50 escritores da cidade na UNG nos dias 14 e 15 de abril

Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Evento, gratuito, tem objetivo de divulgar e valorizar o trabalho de autores locais

A Universidade Guarulhos (UNG) reúne, nos dias 14 e 15 de abril, 50 escritores da cidade e editoras independentes durante a 1ª edição do FliUNG (Festival Literário da UNG). Além de ser espaço para o fomento à leitura, o evento, com entrada gratuita, tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho de autores locais.

Para abrir a programação, dia 14, às 19h, o Festival recebe, em parceria com a AGL (Academia Guarulhense de Letras), o I Encontro Castelo Hanssen de Jornalistas Escritores. A cerimônia de abertura é em homenagem ao poeta, escritor e jornalista Aristides Castelo Hanssen, membro da AGL e um dos fundadores do grupo literário Letraviva, falecido em 2020.

Durante o encontro, no Anfiteatro F, painéis serão mediados pelas jornalistas e escritoras Karla Maria e Fátima Gilioli. Os temas são “Livros-reportagem e a pesquisa acadêmica, possibilidades de ampliar vozes e realidades ‘esquecidas’, marginalizadas e apagadas da história”; “Quando a realidade é matéria-prima da ficção (crônicas, contos e romances)”; e “As tantas possibilidades de atuação do jornalismo na promoção da cultura, da literatura e da memória: livros corporativos, autoconhecimento, jornalismo cultural e o ghostwriter ampliam a atuação do jornalista”. Uma das mesas contará com a participação do jornalista do GRU Diário e escritor Wellington Alves.

Já no dia 15, das 10h às 16h, o FliUNG contará com exposição de obras literárias em diversos gêneros, lançamentos e comercialização de livros, no saguão do prédio F. Os visitantes poderão ainda participar de um bate-papo com os escritores, das 13h às 16h. O prédio F está localizado na rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida, 96, Vila Almeida, Guarulhos.

“Precisamos valorizar a literatura guarulhense. É uma grande satisfação para a UNG receber e promover espaços de diálogos com talentosos escritores da cidade e editoras independentes. Que os alunos, professores e toda a sociedade possam aproveitar a oportunidade em nosso campus e compartilhar conosco deste grande evento literário”, ressalta o reitor da Instituição, Yuri Neiman.

Para Karla Maria, membro da Academia Guarulhense de Letras (AGL) desde 2020, a homenagem ao jornalista Castelo Hanssen incentiva a leitura das obras literárias, o acesso à cultura e valoriza o bom jornalismo.

“Convido você a participar do bate-papo e do festival para trocar ideias e prestigiar as obras dos escritores guarulhenses e da região. Não há outro caminho para melhorar a nossa realidade e a do nosso País senão pela cultura, pela leitura”, afirmou a jornalista autora de três livros-reportagem.

Confira a programação:

14/4 – I Encontro Castelo Hanssen de Jornalistas Escritores

19h40 – “Livros-reportagem e a pesquisa acadêmica, possibilidades de ampliar vozes e realidades ‘esquecidas’, marginalizadas e apagadas da história”

  • Mediação: Karla Maria
  • Participação: Fátima Gilioli, Wagner Hilário, Mara Rovida, Wellington Alves e Carla Maio

20h40 – “Quando a realidade é matéria-prima da ficção (crônicas, contos e romances)”

  • Mediação: Fátima Gilioli
  • Participação: Roberto Samuel, Gil Campos, Janethe Fontes e Roman Lopes

21h40 – “As tantas possibilidades de atuação do jornalismo na promoção da cultura, da literatura e da memória: livros corporativos, autoconhecimento, jornalismo cultural e o ghostwriter ampliam a atuação do jornalista”

  • Mediação: Karla Maria e Fátima Gilioli
  • Participação: Guto Tavares, Paulo Manso, Valdir Carleto e José Augusto Pinheiro

15/4 – Exposição e bate-papo com escritores

  • 10h às 16h – Exposição de escritores e editoras
  • 13h às 16h – Bate-papo com escritores

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM