Prefeitura cobra soluções à ANTT, Ministério da Infraestrutura e CCR NovaDutra
Duas faixas da pista lateral da rodovia Presidente Dutra, na altura do km 214, sentido São Paulo, em Guarulhos, estão interditadas devido a um afundamento do solo que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (6).
A Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil foram ao local para verificar a situação e pediram sua interdição, além de providências imediatas para que o problema seja solucionado.
A ação de técnicos da Prefeitura foi supervisionada de forma online pelo prefeito Guti (PSD), que está em isolamento devido à covid-19. A pasta de Obras encaminhou ofícios à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ao Ministério da Infraestrutura e à CCR NovaDutra, concessionária responsável pela rodovia, a fim de que providências urgentes sejam tomadas.
A via é considerada de “extrema importância”, segundo a gestão municipal, por ligar diversos bairros à região central e ser o principal corredor entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Questionado, o Ministério da Infraestrutura afirmou que o problema é de responsabilidade da CCR NovaDutra e da ANTT.
Já a ANTT informou que está acompanhando a ocorrência e a equipe de fiscalização está em campo, atuando junto a concessionária para minimizar os impactos da ruptura do pavimento.
A CCR NovaDutra culpou as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias pelo episódio. Para a segurança dos motoristas, o trânsito da via local foi desviado para a faixa da esquerda da pista marginal. Já o motorista que segue pela pista marginal foi desviado para a pista expressa na abertura de contingência no km 214,6, com acesso para pista marginal no km 215. A concessionária ressalta que é importante o motorista ter atenção ao trafegar pelo local e respeitar a sinalização implantada.