Aumento da frota e automatização do sistema devem reduzir tempo de espera e aumentar número de passageiros transportados
A extensão da Linha 2 – Verde do Metrô a Guarulhos deverá reduzir o tempo de espera por trens de dois minutos para 1 minuto e 40 segundos, o que deve aumentar o número de passageiros transportados por hora em 20%.
A informação foi divulgada pelo portal MetrôCPTM com base em documentos da companhia que confirmam a redução do headway (como é chamado o intervalo entre trens) no trajeto.
Para realizar tal ação, a companhia pretende automatizar parte dos processos que ainda dependem da ação humana, além de implementar portas de plataforma e adquirir uma nova frota de trens para suportar o volume da operação.
Segundo o portal de notícias, 22 novos trens da Frota R deverão ser encomendados em breve. Há ainda mudança de via na estação Vila Prudente, atualmente um impeditivo para reduzir o tempo de operação, que será eliminada após a extensão do trecho.
Vale ressaltar que até o momento ainda não há previsão para início ou conclusão das obras da Linha 2 – Verde em Guarulhos.
Até o momento, há datas apenas para as ampliações, com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa concluídas em 2026 e as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha somente em 2027.
Há perspectiva é que a Linha 19 – Celeste do Metrô, que ligará o Anhangabaú ao Bosque Maia, seja inaugurada na cidade antes da extensão da Linha 2 Verde.
Vale ressaltar, entretanto, que a extensão da Linha 2 Verde a Guarulhos foi incluída pelo Governo do Estado de São Paulo como uma das prioridades do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).