fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Extensão da Linha 2 – Verde a Guarulhos vai reduzir tempo de espera por trem

Metrô Sé
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Aumento da frota e automatização do sistema devem reduzir tempo de espera e aumentar número de passageiros transportados

A extensão da Linha 2 – Verde do Metrô a Guarulhos deverá reduzir o tempo de espera por trens de dois minutos para 1 minuto e 40 segundos, o que deve aumentar o número de passageiros transportados por hora em 20%.

A informação foi divulgada pelo portal MetrôCPTM com base em documentos da companhia que confirmam a redução do headway (como é chamado o intervalo entre trens) no trajeto.

Para realizar tal ação, a companhia pretende automatizar parte dos processos que ainda dependem da ação humana, além de implementar portas de plataforma e adquirir uma nova frota de trens para suportar o volume da operação.

Segundo o portal de notícias, 22 novos trens da Frota R deverão ser encomendados em breve. Há ainda mudança de via na estação Vila Prudente, atualmente um impeditivo para reduzir o tempo de operação, que será eliminada após a extensão do trecho.

Vale ressaltar que até o momento ainda não há previsão para início ou conclusão das obras da Linha 2 – Verde em Guarulhos.

Até o momento, há datas apenas para as ampliações, com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa concluídas em 2026 e as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha somente em 2027.

Há perspectiva é que a Linha 19 – Celeste do Metrô, que ligará o Anhangabaú ao Bosque Maia, seja inaugurada na cidade antes da extensão da Linha 2 Verde.

Vale ressaltar, entretanto, que a extensão da Linha 2 Verde a Guarulhos foi incluída pelo Governo do Estado de São Paulo como uma das prioridades do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM