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Experiências ajudam estudantes na assimilação de conteúdos

experiência laboratório Moriah
Foto: CEM
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Centro Educacional Moriah aposta em aprendizagem significativa

O uso do laboratório para experiências nas disciplinas de Ciências e Química é uma das grandes atrações para os estudantes do Centro Educacional Moriah, no Gopoúva. Afinal, é a oportunidade de aprofundar conhecimentos. Para o colégio, estas estratégias fazem parte da “Aprendizagem Significativa”.

As propostas são as mais diversas, independentemente da turma. Para o Ensino Médio, por exemplo, um dos experimentos foi extrair o líquido do repolho roxo, que se torna um indicador se as substâncias são básicas ou ácidas.

“Tem conteúdo que os alunos absorvem melhor se estão vendo. Isso pode ajudar nos vestibulares”, comentou o professor de Química, Felipe Lúcio.

De acordo com o educador, o Moriah utiliza as experiências sem abrir mão da teoria, até porque o Enem e o vestibular são feitos com base nos conhecimentos teóricos.

Para o estudante Ricardo Cantale, 15 anos, da 1ª série do Ensino Médio/Técnico, a experiência mais marcante foi uma com fogo, cujas chamas mudavam de cor de acordo com o material que era queimado.

“As aulas de química são boas por causa do laboratório porque ajudam a gente a entender algo que não conseguiríamos aprender só na teoria”, opinou.

Crianças

Os experimentos também estão na rotina das crianças. A professora de Ciências, Ana Paula Chalegre, explicou que já utilizou o laboratório com os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ela disse que o material didático propõe várias experiências.

“O que trabalhamos no laboratório, os alunos conversam em casa. Lembro do experimento em que misturamos sal, óleo, água, açúcar e terra, no qual eles se separam naturalmente. Eles vieram no outro dia falando sobre assuntos sobre encontro das águas do rio com o mar, que ouviram dos pais”, disse.

Segundo Pietra Thiago, 10 anos, que está no 5º ano do Ensino Fundamental, o dia de ir ao laboratório sempre mais divertido.

“O que mais me animou foi quando vimos os microrganismos nas plantas, falou.

Mas, não é só no laboratório que é possível ter a “Aprendizagem Significativa”. A educadora Nataly Fredigotto, do 3º ano do Ensino Fundamental da unidade Picanço, costuma fazer experimentos fora de sala de aula em outros locais, como no parque. Ela explica que as experiências ajudam as crianças a respeitarem as etapas, o que é benéfico, já que esta geração é mais dinâmica.

“Faz três anos que eu faço um vulcão em erupção no parque. Eles amam”, disse.

A unidade Gopúva do Centro Educacional Moriah fica na Alameda Yayá, 61, Telefone (11) 2443-5868, e atende os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio/Técnico. O colégio também possui a unidade Picanço, na Rua Cachoeira, 87, Telefone (11) 2086-0458, que atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e vai inaugurar em breve, a unidade Bosque CEM, também no Gopoúva.

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