Francisco Cardoso Filho presidiu o sindicato de 1987 a 1994 e foi vereador por um mandato, de 2000 a 2004
O sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos informou, nesta segunda-feira (22), que Francisco Cardoso Filho, Chicão, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região de 1987 a 1994, faleceu no domingo (21 de abril), Dia do Metalúrgico, aos 94 anos.
Em abril passado, em justa homenagem à sua trajetória, o Sindicato inaugurou no Clube de Campo o Memorial dos Metalúrgicos Francisco Cardoso Filho.
“Foi um momento de forte emoção. Ele, embora com a saúde já debilitada, fez questão de comparecer à inauguração do Memorial, ocasião em que reviu fotos e documentos que registram sua atuação em lutas e mobilizações metalúrgicas”, afirmou uma nota emitida pelo candidato.
“Chicão sempre será nosso líder, nossa referência, nosso farol. Foi um dirigente muito ativo e corajoso. Todos os que estão no Sindicato hoje, de um modo ou de outro, aprenderam com Chicão. Seja pelo contato direto com ele, seja por seu histórico de luta e coragem”, disse Josinaldo José de Barros Cabeça, atual presidente do Sindicato.
Além de sindicalista, Chicão foi vereador em Guarulhos por um mandato, de 2000 a 2004. Na vida política, foi um atuante defensor da democracia, participando das Diretas-já, das mobilizações na Assembleia Nacional Constituinte e da luta pela redemocratização, pós-ditadura.
O velório ocorre no cemitério Primaveras I, Sala Paz, a partir das 9h30. Sepultamento no Primaveras 1, às 15h30. Avenida Otávio Braga de Mesquita, 3.535, Taboão, Guarulhos.