Cidade registrou um crime sexual por dia no primeiro semestre
Os crimes sexuais estão em alta em Guarulhos. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), 183 estupros foram registrados na cidade entre janeiro e junho deste ano, o que configura uma média de uma ocorrência por dia. O índice é 12% superior ao registrado no mesmo período de 2021.
Entre os crimes registrados neste ano, 75% tiveram vulneráveis como vítimas, o que inclui crianças, adolescentes, idosos e deficientes. Ou seja, a cada quatro pessoas estupradas na cidade, três eram vulneráveis.
Segundo os dados divulgados pela SSP, a incidência de estupros atingiu o maior patamar no primeiro semestre dos últimos nove anos em Guarulhos. Somente em 2012 os números foram piores, com 232 crimes sexuais nos primeiros seis meses.
Os crimes sexuais podem ser denunciados em todas as delegacias. Desde 2009, o Código Penal entende estupro como qualquer ato com conotação sexual sem consentimento. Ou seja, não é necessário que haja penetração para se considerar um crime. Um beijo forçado, por exemplo, é considerado um estupro.