PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

Estudo detecta coronavírus no esgoto brasileiro em amostra de novembro de 2019

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto: Pat Whelen/Unsplash

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

De acordo com pesquisa, vírus já circulava nos esgotos de Santa Catarina antes de surto da doença na China

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) detectou genomas do novo coronavírus em amostras de esgoto bruto congelado da cidade de Florianópolis de novembro de 2019, antes da confirmação do primeiro caso da doença no Brasil e até mesmo do surto da covid-19 na China, onde a epidemia supostamente começou.

De acordo com reportagem da BBC News, em artigo publicado pelos pesquisadores, que ainda necessita de uma revisão acadêmica, a presença do vírus estava em uma parcela do esgoto do dia 27 de novembro do ano passado.

Foram encontrados, de acordo com os cientistas, 100 mil cópias de genoma do vírus por litro de esgoto, o equivalente a um décimo da identificada na amostra de 4 de março. A capital de Santa Catarina só registrou o primeiro caso, oficialmente, em 12 de março.

O vírus foi identificado por meio do teste RT-PCR, que registra a presença do Sars-CoV-2 a partir de 24 horas após a contaminação do paciente.

Apesar da confirmação do vírus, ainda não há certeza de que o vírus seja transmissível pelo esgoto. Além do Brasil, outros quatro países detectaram a presença do vírus nos esgotos.

Na Espanha, por exemplo, a presença do novo coronavírus foi encontrada em amostras coletadas em 15 de janeiro de 2020 e de 12 de março de 2019.

Diversos cientistas ainda avaliam esta possibilidade e até mesmo o fato de se tratar de um vírus que estava adormecido e veio à tona por causa de questões climáticas. No momento, ainda não é possível afirmar nada com certeza.

PUBLICIDADE

Previous
Next

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Error: Embedded data could not be displayed.
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM