Budesonida reduziu taxa de internação, mortes e período de recuperação em 3 dias, de acordo com dados preliminares
Um estudo da Universidade de Oxford, divulgado pela BBC, aponta que a Budesonida, medicamento usado contra a asma e rinite, pode ser eficaz contra a covid-19. Ele pode ser utilizado como comprimido, spray nasal e solução para nebulização
O estudo foi feito com 1,7 mil pessoas do grupo de risco da covid-19, ou seja, pessoas que tinham mais de 50 anos com comorbidades ou com mais de 65 anos, mas sem problemas de saúde.
A análise foi feita entre novembro de 2020 e março de 2021 com 1.779 pacientes que testaram positivo para covid-19. Destes, 751 foram tratados com Budesonida e 1.028 com descanso e paracetamol.
O grupo sob tratamento da Budesonida teve menos mortes e um prazo de recuperação menor, uma mediana de 3 dias. As internações neste grupo também foram menores: 8,5% contra 10,3% dos demais pacientes.
Além destes fatores, a droga foi eficaz contra a reprodução do novo coronavírus em testes feitos em placas de Petri, entretanto, isto não significa que ele pode ser usado no tratamento da doença.
O resultado deste estudo ainda é parcial e carece de revisão, mas o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) já permite que o medicamento seja receitado em alguns casos.