Moriah recebe bebês a partir dos quatro meses durante todo o ano
O desenvolvimento pedagógico das crianças é uma meta para os educadores. No berçário, esse desafio é maior ainda, já que atende bebês a partir dos quatro meses até quase dois anos. O Centro Educacional Moriah, na unidade Picanço, oferece a modalidade e possui planejamento para auxiliar os pais neste momento especial.
Diferentemente das outras idades, cujo ingresso na escola geralmente acontece no início do ano letivo, no berçário a entrada pode ocorrer em qualquer mês do ano. As crianças ficam entre quatro e 12 horas, a depender da necessidade da família.
O Moriah segue as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com foco em atividades de estimulação para contribuir para o desenvolvimento integral dos pequenos. Há duas salas: uma com berços, para os menores, e outra mais focada nas crianças que já andam.
“A estimulação acontece de acordo com cada fase. Uma criança de cinco meses está começando a ficar com a barriguinha para baixo ou para cima, para ela, promovemos estímulos visuais para mexer as mãozinhas e as perninhas. Já para uma criança de um ano e cinco meses que anda realizamos atividades de estímulos motores para potencializar seu equilíbrio e seu tônus muscular”, explicou Anacely Rita, assessora pedagógica.
Anacely cita que muitos pais procuram matricular os filhos no berçário por orientação dos pediatras. Os responsáveis recebem uma agenda diária e detalhada com as atividades realizadas.
“Enviamos aos pais um cronograma com as atividades de estimulação que serão feitas. Estabelecemos metas que desejamos que os bebês alcancem, como equilíbrio ao andar, verbalizar algumas palavrinhas, cantar e reconhecer os amiguinhos pelos nomes”, citou a assessora pedagógica.
Um portfólio de desenvolvimento é enviado aos pais trimestralmente. E quando os bebês apresentam algum progresso, os responsáveis são avisados. Além disso, os educadores registram esses lindos momentos com fotos.
“Nessa semana um bebê começou a sentar-se e a mãe não sabia. Tiramos foto e mandamos aos pais, que ficam felizes”, comentou Patrícia Germano, educadora do berçário.
Musicalização para Bebês
As crianças do berçário têm aulas de musicalização todas as quartas-feiras, com um educador musicista e o acompanhamento das educadoras. A proposta é contribuir com o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos pequenos, por intermédio das canções e sons dos instrumentos. A música é uma forma também de estimular os bebês a falarem. E eles se divertem.
Além das canções, as crianças também manuseiam alguns instrumentos, como chocalhos e pandeiros. É possível trabalhar a questão motora, ritmo e pulso. As músicas também estão de acordo com a idade dos bebês.
Rotina
No período integral, os bebês fazem várias refeições, conforme orientação da nutricionista e têm horários para dormir. Além dos momentos de tomar mamadeira, as crianças tomam suco natural adoçado com fruta (não se usa açúcar ou adoçante), almoço, seguido de sobremesa e jantar.
As ações de estimulação no berçário contemplam também a autonomia e a convivência.
“A gente ensina a dividir. Fazemos diversas atividades para que os bebês aprendam a compartilhar”, disse a educadora do berçário, Gabriela Louise.
A unidade Picanço do Moriah fica na Rua Cachoeira, 87, e atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2086-0458.
