Vários comércios serão retirados para a instalação do equipamento
O calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro de Guarulhos, vai passar por profundas transformações com a vinda do Metrô para Guarulhos. O decreto 68.552/2024, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), prevê a desapropriação do Poli Shopping e dezenas de comércios vizinhos para a instalação de uma estação.
As despesas da desapropriação serão bancadas pelo Metrô, que está autorizado a iniciar os processos judiciais de desapropriação e ocupação temporária. Os responsáveis pelos imóveis atingidos não se pronunciaram.
A Linha 19-Celeste será totalmente subterrânea. Em toda a sua extensão, a obra deve causar a retirada de cerca de 400 lotes, sendo que pode haver reassentamento em imóveis de moradia. A área desapropriada em Guarulhos será de 57 mil metros quadrados.
O trajeto entre as estações Bosque Maia e Anhangabaú será feito em 29 minutos. É possível que haja integração, em uma segunda etapa do projeto, com a Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos à Estação da Luz.
A expectativa é de que quase 700 mil passageiros utilizem a linha diariamente. As desapropriações devem acontecer até 2025. Já as obras estão previstas para acontecer entre 2025 e 2030.