Ícone do site GRU Diário

Estado só entregará vacinas a Guarulhos a partir de terça-feira

Vacina -Coronavac

Foto: Divulgação/Governo de SP

Estado priorizou envio para hospitais-escola do interior vacinarem profissionais de saúde

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que só enviará vacinas para distribuição a municípios na terça-feira (19). Com isso, a vacinação em Guarulhos não começa nesta segunda-feira (18).

Nesta segunda-feira, o Estado iniciou o envio de doses da vacina do Butantan para imunização contra covid-19 para os hospitais-escola regionais, no interior, para priorização dos profissionais de saúde. “A saber: Hospitais das Clínicas de Campinas, Botucatu, Marília, Ribeirão Preto e Hospital de Base de São José do Rio Preto”, diz a nota.

Em Guarulhos, neste primeiro momento a vacinação é prioritária para indígenas e profissionais de Saúde.

Na manha de hoje, durante a entrega simbólica da vacina pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello a governadores de todo o Brasil, realizada em Guarulhos, o prefeito Guti (PSD) afirmou que esperava iniciar a vacinação às 17h de hoje, mas, ainda não tinha sido informado sobre o quantitativo a ser encaminhado para Guarulhos.

A reportagem apurou que a Prefeitura está pronta para iniciar a vacinação em Guarulhos, mas aguarda o recebimento das vacinas.

Vale ressaltar que, de acordo com José Carlos Paduleto, Superintendente Estadual de São Paulo do Ministério da Saúde, as vacinas serão encaminhadas para as Diretorias Regionais de Saúde. Embora estejam armazenadas na cidade, pode ser que esta logística de levar as vacinas para as diretorias atrase ainda mais o cronograma guarulhense.

Embora a vacinação em Guarulhos não tenho começado, alguns guarulhenses já foram vacinados no domingo (17).

A técnica de enfermagem e assistente social Vanuzia Costa Santos, 50, moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, no Cabuçu, foi a primeira indígena do Brasil a se vacinar contra a COVID-19.

Já Fabiana Santos Fonseca, médica geriatra do hospital Padre Bento, em Guarulhos, foi a terceira profissional de saúde do Estado de São Paulo a ser vacinada.

Sair da versão mobile