PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estado conclui canalização do rio Baquirivu no trecho da estação Aeroporto da CPTM

Entrega da canalização do rio Baquirivu-Guaçu
Foto: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo
Compartilhe
PUBLICIDADE

Obra teve investimento de mais de R$ 100 milhões para reduzir enchentes em Guarulhos

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou nesta quarta-feira (30) a conclusão das obras de canalização de três quilômetros do rio Baquirivu-Guaçu, na altura da Estação Aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A obra custou R$ 109 milhões e tiveram investimentos do Governo do Estado e de financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Com a obra, executada pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o escoamento do trecho passou de oito metros para 21 metros além de quatro metros de profundidade. O rio passa a suportar uma vazão de até 250 mil litros de água por segundo, três vezes maior do que no início do ano. A obra deve contribuir para reduzir as enchentes na região.

A Prefeitura segue ainda com o projeto Viva Baquirivu, que vai canalizar mais de 10 quilômetros do rio em Guarulhos, além de construir um parque linear. A licença de instalação da Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) para a obra foi entregue por Tarcísio ao prefeito Guti (PSD) também hoje.

“É muito duro trabalhar, comprar móveis no crediário, pagar por meses e nem terminou de pagar vem a chuva e destrói tudo o que você terminou de conquistar. Essa obra vai fazer a diferença. Um canal que teve a vazão triplicada”, afirmou Tarcísio.

Tarcísio destacou outras obras que serão realizadas em Guarulhos, como a vinda do Metrô, a extensão da Linha 13 para os bairros do Bonsucesso e do Pimentas, além da conclusão do Hospital da Mulher.

Guti agradeceu a visita do governador e enalteceu ainda o reajuste de 400% anunciado pelo Estado na Tabela SUS (Sistema Único de Saúde), o que vai dar maior sustentabilidade ao sistema de saúde público, principalmente no caso das Santas Casas e demais instituições filantrópicas. O prefeito destacou que as obras do Baquirivu vão continuar com a Prefeitura.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM