Alunos da rede estadual de ensino poderão acompanhar as aulas por um aplicativo de celular e um novo canal de televisão, informou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista no Palácio dos Bandeirantes. Será criado o Centro de Mídias, que permite os professores darem aulas pelos celulares e interagir por chat. Conteúdos também poderão ser baixados.
O Governo do Estado vai pagar a internet pelo acesso ao aplicativo. Ou seja, não haverá custo adicional para os pais. Outra novidade é a parceria com a TV Cultura, que vai liberar o canal digital 2.3, que terá o nome TV Cultura&Educação. A proposta é oferecer até 10 horas de aulas, ao vivo, diariamente.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, esse mecanismo poderá ser utilizado, inclusive, após a pandemia do coronavírus. As escolas da rede estadual estão em recesso até 20 de abril. O secretário aponta que informações sobre o calendário escolar serão repassadas posteriormente.
O download do Centro de Mídias SP está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). O aplicativo foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante a suspensão das aulas.