Professor recomenda aguardar promoções da sexta-feira
Nesta sexta-feira (24) acontece mais uma edição da Black Friday, que se tornou uma das principais datas para o comércio brasileiro. Apesar disso, os consumidores devem tomar cuidado para que a data não se torne uma Black Fraude, por causa dos golpes, especialmente que ocorrem pela internet por ocasião desta data.
Para o professor de Gestão e Negócios do Senac Guarulhos, Duílio Neto, há um amadurecimento de clientes e empresas para a data. Entretanto, as tentativas de enganar os consumidores ainda existem. Dessa forma, é preciso atenção para garantir a melhor compra possível.
“As empresas têm se preparado para oferecer produtos e ofertas. Já os consumidores têm se preparado para poupar e aproveitar os preços dessa data”, avaliou Neto.
O especialista recomenda que as pessoas esperem pelas ofertas da sexta-feira, que serão as melhores do período. Ele pondera, contudo, que não se recorra a ofertas de sites desconhecidos. No caso das lojas físicas, uma troca ou desistência de compra é mais fácil. Já na internet, se a compra foi efetuada, é possível que o dinheiro nunca seja recuperado, caso seja um golpe.
Há criminosos que fazem sites com cores e logos parecidos com marcas tradicionais. É preciso ter atenção. O professor lembra que os preços até podem abaixar, mas não existe milagre. Se cair em um golpe, cancele a compra no cartão de crédito e busque o Procon.
Dicas do especialista
- Avalie os produtos e os preços. Faça uma pesquisa apurada.
- Procure apenas lojas que você já conhece. Não recorra a sites suspeitos. Há risco de você comprar e não receber, além de expor dados pessoais a desconhecidos.
- Faça sua compra na Black Friday na sexta-feira. Várias empresas deixam as melhores oportunidades para o último dia