Reinauguração da Gruta ocorreu no último sábado (21), Dia Nacional de Combate à intolerância Religiosa
O Bosque Maia foi palco de uma grande festa em um evento realizado no último sábado (21) para comemorar a restauração e a reinauguração da Gruta, espaço ecumênico destinado aos povos de matrizes africanas há muitos anos que fica localizado no Bosque Maia, em Guarulhos.
O evento, que ocorreu no último sábado (21), teve um simbolismo especial por se tratar do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
A restauração levou cerca de 90 dias e contou com a colaboração de membros da OCDEMA (Organização Cultural Para o Desenvolvimento das Casas de Matriz Africana) e do poder público.
A situação de depredação do monumento por conta de ações de vandalismo e intolerância foi levada a conhecimento dos movimentos e representantes da cultura africana devido a atitude do irmão Victor Bábàkekerè, que por conta da profissão de agente da GCM (Guarda Civil Municipal), descobriu o triste e lamentável estado de degradação da Gruta.
A reinauguração da Gruta contou com a presença da Dra. Maria Cristina S.P. Martins coordenador do Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde) de São Paulo, e de diversos membros e ativistas da cultura africana.