Prêmio presta homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato e rememora o fundador da Academia Guarulhense de Letras
Escritores guarulhenses com diferentes idades, dedicados aos mais variados gêneros da literatura e vencedores do prêmio João Ranali, reúnem-se na noite desta sexta-feira (16), a partir das 19h, na Biblioteca Monteiro Lobato para a solenidade de premiação da edição 2022. Durante o evento acontece a entrega da antologia poética na qual poemas, crônicas e contos dos vencedores foram publicados.
De um total de 52 inscrições, a edição 2022 contou com 43 escritores premiados e 63 obras. (Veja abaixo os nomes dos contemplados).
Iniciativa da Secretaria de Cultura, a premiação busca fomentar a produção literária do município e ampliar a esfera pública de debates sobre práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural em Guarulhos e em todo o país.
Prêmio João Ranali de Literatura
O prêmio presta homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato em seu aniversário de 82 anos com o nome de seu patrono e rememora o fundador da Academia Guarulhense de Letras, João Ranali, de modo a valorizar os escritores guarulhenses e renovar o cenário literário da cidade.
Dessa forma, o prêmio contribui para o aperfeiçoamento e a difusão da produção local, elementos que dinamizam a cultura por meio da troca de experiências entre autores e leitores e enriquecem a relação entre o artista, a obra e o público.
Histórico
No dia 4 de dezembro de 2020, 36 escritores contemplados com o Prêmio de Literatura Guarulhense participaram de solenidade no Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato, ocasião em que receberam exemplares da antologia poética na qual seus poemas, crônicas e contos foram publicados. O evento também marcou o lançamento do edital do prêmio João Ranali de Literatura.
Em 23 de maio deste ano, 30 escritores guarulhenses com diferentes idades, dedicados aos mais variados gêneros da literatura e vencedores do prêmio João Ranali, reuniram-se na Biblioteca Monteiro Lobato para a solenidade de premiação da edição 2021, que registrou a inscrição de 54 obras.
Para saber mais sobre os eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.
Veja os nomes dos escritores guarulhenses contemplados
- Adams Cardoso Pontes
- Aline Maria de Aquino
- Aparecido Lopes Ferreira
- Augusto Cesar Lima
- Carlos Eduardo Teodoro dos Santos
- Edinaldo Ferreira da Silva
- Emile Maria Rocha Paz
- Flavia Cristiane Rodrigues Nogueira da Rocha Gilberto Araújo Rosa
- Gislaine do Nascimento
- Gustavo Bauer
- Gustavo Vitoriano dos Santos
- Hebert Barros Moraes
- Iranildo da Silva Marques
- Ironi Lírio Cruz Gonçalves
- Jeferson Raimundo Nascimento dos Santos João Vctor de Oliveira Ciconi
- Julio César Santos Horácio
- Laura Nobre de Carvalho
- Lucas Freires da Silva
- Maria Aparecida de Araújo Moreira Alves Mario Cabral de Almeida
- Martha Aparecida Hollais Santos
- Mauricio Pereira Pitorri
- Meg Silva Santos
- Michelle Cristina da Silva
- Michelle de Freitas Rondini
- Mirelle Cristina da Silva
- Paulo Cesar Leite
- Rebeca Sá Andrade
- Renato Queiroz Alves
- Rita de Cássia Cominato
- Robson Francisco Sirenoni Cruz
- Rodrigo Quintaneiro
- Samara Silva Santos
- Sandro Vinicius de Oliveira
- Solange Alves Teixeira
- Thais Pereira Santana
- Tauane Ferreira de Lima
- Thiago Loreto de Oliveira
- Valdiléia Muniz de Lima
- Vinicius Vilares Costa
- Waldir Azevedo Filho