Apenas escolas municipais continuam com aulas totalmente virtuais
Guarulhos fica na fase vermelha do Plano São Paulo entre sábado (6) e 19 de março, com liberação de funcionamento apenas dos comércios essenciais. Apesar disso, diferentemente do que ocorreu no ano passado, as escolas estão autorizadas a funcionar pelo governador João Doria (PSDB).
Em Guarulhos, as escolas particulares e estaduais podem seguir abertas para o ensino presencial, com até 35% de ocupação e respeito aos protocolos de biossegurança. Já a rede municipal tem o retorno previsto presencial, inicialmente, para 16 de março.
O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, destacou que as escolas devem ficar abertas para atender os estudantes e famílias que mais precisem, como os alunos com dificuldade na aprendizagem, em alfabetização ou que os pais atuem em segmentos essenciais.
A ida dos estudantes às escolas é uma decisão da família. Não há obrigatoriedade. A expectativa do Estado é que apenas 20% dos alunos participe das atividades presenciais durante a fase vermelha.