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Escolas municipais superam meta do Ideb com folga

Sala de Aula escola municipal
Foto: Eduardo Calabria/PMG
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Índice que mede a qualidade do aprendizado nacional leva em consideração Língua Portuguesa e Matemática

As escolas públicas municipais da cidade de Guarulhos superaram a meta deste ano para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média de 6.3, superior ao resultado obtido em 2017, quando a média era de 6.1.

As escolas municipais de Guarulhos são voltadas apenas ao ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano. Para o índice, são levados em consideração apenas os conhecimentos referentes à Língua Portuguesa e Matemática, não sendo avaliadas as demais áreas. 

A rede de ensino municipal superou com folga a meta nacional de 5.7 e superou também a média brasileira de 5.9. No caso do ensino médio em Guarulhos, especificamente das escolas estaduais e federais, também houve uma superação na meta de 3.9, com resultado de 4.2 na cidade.

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem o intuito de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

De acordo com a Prefeitura, 93% das escolas municipais apresentaram índices acima da média estabelecida para o país e 2% atingiram a meta nacional.

“Estes avanços são resultado das políticas públicas estabelecidas que buscam apoiar as escolas no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo a implantação do Programa Educa Mais que ampliou o horário de permanência das crianças na escola a fim de que possam ter mais tempo para consolidarem as aprendizagens e iniciou este ano a formação obrigatória para os professores regentes de 1º e 2º anos a fim de garantir que todos os nossos educandos possam adquirir base alfabética na idade certa”, disse em nota.

Para 2021, a gestão municipal afirmou que espera que o índice continue apresentando avanços e, para isso, a Secretaria de Educação fará uma análise dos dados de cada escola, investirá na continuidade das formações permanentes e apoiará as escolas que ainda não alcançaram o resultado esperado.

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