PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

Escola municipal desenvolve com alunos projeto sobre emoções

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
professores no projeto pagu antes da pandemia
Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.
Error: Embedded data could not be displayed.

Projeto pedagógico abordou diversas habilidades, tais como saber identificar, nomear, entender, comunicar e lidar com as emoções presentes no dia a dia dos alunos

Alegria, tristeza e saudade, entre outros sentimentos, fizeram parte do projeto Mascote das Emoções, desenvolvido pela equipe da EPG Patrícia Galvão-Pagu, na região do Cabuçu. Durante o ano letivo de 2020 os professores trabalharam com os alunos a importância das emoções para o processo de desenvolvimento integral e saudável de toda criança.

O projeto pedagógico abordou diversas habilidades, tais como saber identificar, nomear, entender, comunicar e lidar com as emoções presentes no dia a dia dos alunos. A partir da construção dessas habilidades as crianças aprenderam a se relacionar melhor consigo mesmas e com os demais, de forma menos conflituosa, além de conseguirem desenvolver estratégias para resolver problemas e lidar com situações negativas.

Antes mesmo da pandemia e da suspensão das aulas presenciais (foto), as professoras dos estágios I, Solange Cunha Sanches, Juliana Silva Morgado Martins, Andressa Carla Silva Reis, Mônica Andrade Miranda e Angélica Alves de Oliveira deram início ao projeto com o “Monstrinho das emoções”. Com o período de distanciamento social e atividades remotas, a equipe observou a importância de falar sobre essas emoções com os alunos e familiares.

“Iniciamos com a leitura do livro O Monstro das Cores, de Anna Llenas, dando vida às mascotes de tecido que foram confeccionados no início do ano. A ideia era sensibilizar e estimular nas atividades relacionadas ao projeto, com a participação das crianças em vídeos e fotos, além de votação para escolha do nome da mascote de cada turma”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Maria da Conceição de Andrade Pinto.

O projeto trabalhou emoções como alegria, calma, raiva, medo, tristeza e amor, que estão presentes no livro, além da saudade, cada vez mais presente devido ao período de distanciamento social causado pela pandemia. Foram realizadas rodas de conversas, vídeos recontando a história, confecção do “emocionômetro”, pote das emoções, brincadeiras com as expressões faciais e corporais, musicais, atividades de expressões das emoções por meio das artes, dinâmica em reunião online com os responsáveis, vídeos e fotos enviados pelas crianças. Além disso, as professoras fizeram a entrega da mascote de tecido para os alunos como lembrança de Natal e uma live no mês de dezembro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

PUBLICIDADE