Em média, Samu recebeu sete trotes por dia de janeiro a abril
Mesmo em um ano de pandemia por conta do novo coronavírus, causador da Covid-19, muitas pessoas ainda desperdiçam seu tempo com trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De janeiro até abril, foram reportadas 881 ações do tipo na cidade.
Embora o número tenha apresentado uma queda significativa na comparação com os anos anteriores, quando foram aplicados 9.987 trotes ao Samu em 2018 e 5.800 em 2019, o número ainda causa prejuízos e desgate desnecessário aos profissionais de saúde.
Diferente dos anos anteriores, a Prefeitura de Guarulhos informou que agora não diferencia os dados entre adultos e crianças.
Questionada sobre as medidas tomadas para evitar este problema, a Secretaria de Saúde informou trabalhar com ações de conscientização e informação à população do quão prejudicial é passar trote para Samu.
“O Samu Guarulhos recebe cerca de 11 mil ligações mensais envolvendo todos os tipos de urgências. O tempo perdido atendendo um chamado falso prejudica quem realmente está precisando de um atendimento médico”, disse em nota a Secretaria.
De acordo com o órgão, muitas vezes é possível identificar o trote nas primeiras palavras do solicitante, mas em alguns casos só e possível constatar a falsa urgência quando a viatura chega ao local, gerando um prejuízo para os próprios munícipes e para a Prefeitura, além do stress causado à equipe que foi a este chamado, pois durante esse tempo outra pessoa que realmente precisa da ambulância ficou aguardando.