Formação no Adamastor abordou reflexões sobre comunicação e contou com apresentação teatral para gestores e alunos da rede municipal
Gestores das escolas da rede municipal de Guarulhos participaram, na manhã de quinta-feira (7), de um encontro formativo do Programa Saúde na Escola, realizado no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor. A série de atividades, iniciada no primeiro semestre e com programação até novembro, tem como objetivo fortalecer os profissionais no enfrentamento de vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
Com o tema Reflexões sobre a Voz do Educador, a fonoaudióloga Milena Umeda, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), destacou a importância dos cuidados com a voz, um dos principais instrumentos de trabalho dos professores. Ela também reforçou o papel da comunicação na construção de um ambiente acolhedor e colaborativo.
“Entre os professores, trago uma reflexão sobre a forma como acolhemos. A criança percebe as brechas por onde consegue avançar na comunicação. Se estabelecemos muitos limites, ela não se abre; se acolhemos, a reação é outra, mais colaborativa”, disse Milena.
“A comunicação pode acolher, ferir ou transformar. Que marcas queremos deixar?”, acrescentou.
A abertura do encontro contou ainda com a palestra-espetáculo Teatro de Objetos – Simplicidade, Criatividade e Originalidade, apresentada por Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas, da Cia Truks. A atividade misturou bate-papo e encenação, mostrando diferentes formas de se fazer teatro.
Além da formação para gestores no Adamastor, a Cia Truks levou a palestra-espetáculo às Escolas da Prefeitura de Guarulhos Mauro Roldão, no Parque Jurema; Paulo Autran, no Jardim Lenize; e Érico Veríssimo, no Jardim Fortaleza. Mais de 800 crianças participaram e interagiram com os atores e suas criações.