Prefeito Guti já disse em live que aulas devem ser retomadas em agosto. Secretário não citou prazo
O secretário de Educação, Paulo Cesar Matheus, informou que a pasta criou um grupo de trabalho para discutir a retomada das aulas na rede municipal de Guarulhos. A informação foi dada durante audiência da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 18.
O grupo é formado por sindicato, conselho municipal e outras pessoas da rede. Uma primeira reunião acontece nesta sexta-feira, 19, para debater protocolos de higiene para retomada das aulas.
Em live realizada no mês passado, o prefeito Guti (PSD) chegou a dizer que pretendia retomar as aulas na rede municipal já em agosto. Mas, questionado pela vereadora Janete Pietá (PT), o secretário não informou uma data para retomada das atividades escolares.
Segundo o secretário, a única previsão que há no momento é do Governo do Estado, de que tem intenção de retomar as aulas em julho na rede estadual.
“O Estado tratando com Ensino Médio e Fundamental II são indivíduos maiores, que tem já uma compreensão da questão sanitária. Como nós recebemos crianças de 0 até 11, 12 anos, quando a nossa criaça sai da rede, é muito difícil falar que ela não pode falar com amiguinho, que ela tem toda hora que passar o álcool e gel na mão”, disse o secretário.
O secretário ressaltou ainda que tem conversado com representantes de diversas cidades sobre o tema e absorvido todos os protocolos, mas que é preciso verificar a realidade da cidade, que tem 121 mil alunos.
De acordo com ele, a aplicação de aulas online não consegue atingir todos os alunos, muitas vezes por conta da questão social, já que nem todos na cidade tem acesso à internet.