fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

EDP registra mil casos de interferências elétricas e reforça cuidados no plantio de árvores

Foto: Freepik
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Levantamento foi feito entre janeiro e setembro deste ano. Veja como identificar locais adequados para plantar mudas

A chegada da Primavera, no último sábado (23), logo após as comemorações pelo Dia da Árvore, serve como um reforço para orientar a população sobre os cuidados especiais quanto ao plantio de árvores nas cidades e a correta manutenção das espécies para evitar ocorrências na rede elétrica. A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, promove a informação como ferramenta de prevenção. 

Galhos emaranhados e quedas de árvores sobre as redes elétricas são uma das maiores causas das ocorrências de falta de energia nas áreas de atuação da EDP. Entre janeiro e a primeira quinzena de setembro deste ano, foram atendidos no município mais de 1.000 casos desta natureza e esse tipo de situação tende a aumentar com a chegada do período úmido, com as  tempestades que trazem ventos, descargas atmosféricas e chuvas. Por isso, a prioridade é atuar de forma preventiva. 

Uma forma de evitar este tipo de ocorrência, que pode impactar residências, comércios, indústrias, além de serviços essenciais como hospitais e escolas, é  planejar o plantio de árvores, desde a espécie até o local a ser cultivado, a fim de que, no futuro, não haja interferência no serviço de distribuição de energia. Antes de realizar o plantio, é importante buscar o órgão ambiental municipal para orientação e realizar a ação com a máxima segurança. 

Seguem abaixo dicas que podem auxiliar para um planejamento adequado:

-No momento do plantio, prefira mudas de árvores de menor porte e evite as espécies altas, como eucaliptos, palmeiras e similares. Quanto ao local, nunca plante debaixo ou próximo à rede elétrica. 

-O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam as chances de contatos acidentais na rede.

-Para realizar o plantio de árvores em área urbana é importante que a prefeitura seja acionada para a emissão da liberação ambiental. Para o plantio na Zona Rural, valem os mesmos cuidados: sempre longe da fiação elétrica.

-A poda de árvore requer conhecimento técnico e especializado.  Apesar de parecer algo comum, a atividade precisa de profissionais com treinamento adequado para que seja realizada com precisão e, assim, evitar qualquer tipo de acidente durante a execução das atividades e também com a rede elétrica e garantir a preservação da árvore.

Poda da vegetação

O serviço de manutenção e conservação da vegetação nas cidades é caracterizado como limpeza urbana e de responsabilidade dos governos municipais. Por isso, quando houver necessidade, a solicitação desse serviço deve ser realizada pela população diretamente ao órgão competente de cada cidade. Para árvores em espaços particulares, cabe ao proprietário a execução dos serviços com a devida chancela dos órgãos responsáveis.

Caso haja árvores ou galhos sobre as redes elétricas, por questões de segurança, a EDP é acionada pela prefeitura para o serviço de poda. Vale destacar que a Companhia também realiza, de forma contínua, o trabalho preventivo de poda de arvores que impactam o sistema elétrico, seguindo as regras técnicas e de meio ambiente, visando garantir a qualidade e segurança do fornecimento de energia aos clientes.

Em caso de dúvidas, a EDP orienta a entrar em contato pelos canais de atendimento:

  • Site: www.edp.com.br
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana);
  • Agencias de atendimento presencial (endereços podem ser consultados pelo site da EDP).

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM