Funcionários entraram em greve e retornaram ao trabalho após negociação entre sindicato e empresa
A Dyna, indústria automotiva localizada em Itapegica, anunciou que encerrará as atividades em Guarulhos. A empresa que está no município desde 1975 vai transferir a operação para Jacutinga, em Minas Gerais, onde já possui uma unidade.
Após a decisão, 140 funcionários decidiram entrar em greve, na manhã desta quinta-feira (20), e tiveram o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, que intermediaram um acordo entre a empresa e os trabalhadores. A proposta inicial não foi aceita.
“Ao tomar conhecimento da decisão patronal, o sindicato enviou uma pauta de reivindicações à empresa, a fim de obter garantias aos empregados. A empresa, ao nos responder, apresentou uma proposta insatisfatória”, disse o sindicato.
As negociações continuaram até que a empresa apresentou novo pacote aos funcionários que foi aprovado em assembleia.
“Buscamos sempre o melhor para a categoria. E o melhor é emprego com direitos, ganhos e conquistas. Mas, já que a empresa vai encerrar as atividades, cobramos uma compensação mais justa aos companheiros. A empresa só chegou a essa proposta devido à paralisação”, disse Josinaldo José de Barros, o Cabeça.
O sindicato disse que a Dyna pagará indenização de 2,5 salários mínimos e manterá o vale-alimentação por um ano. O associação continuará acompanhando a situação dos funcionários.