Restaurantes, academias, igrejas e salões de beleza poderão reabrir a partir de segunda-feira
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 30 de julho por causa da pandemia do novo coronavírus. Pelo Plano São Paulo, a região do Alto Tietê – que inclui Guarulhos – avançou para a fase amarela, o que permite o funcionamento de serviços, comércios e shoppings, por seis horas, além da liberação dos restaurantes, parques, academias e salões de beleza.
As novas regras valem a partir da próxima segunda-feira (13). Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, há uma consolidação de queda das taxas de infecção da covid-19 em toda a Grande São Paulo.
Ontem (9), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), se encontrou com Vinholi e pediu a flexibilização da quarentena. A Prefeitura foi alvo de ação da Procuradoria Geral do Estado, que obteve uma liminar, na sexta-feira passada (3), que obriga a gestão municipal a seguir as orientações do Plano São Paulo. Com isso, Guti orientou que shoppings, comércios e serviços deveriam funcionar por apenas quatro horas, além de proibir cerimônias religiosas públicas e salões de beleza.
Ainda hoje, à noite, a Prefeitura deve anunciar as regras da nova etapa, que liberam academias, parques (como o Bosque Maia), restaurantes, bares e salões de beleza.