Medidas devem ser anunciadas nesta quarta-feira (12) em coletiva de imprensa
O governador João Doria (PSDB) descarta novas restrições ao setor de comércios e serviços em São Paulo, mas afirmou que deve anunciar, na quarta-feira (12), novas restrições a eventos com grandes aglomerações, como limite de público, por conta do aumento de casos de covid-19.
“Não há neste momento nenhuma indicação, nenhuma necessidade de restrição e fechamento de comércios e serviços. Há, sim, cautela e uma recomendação expressa para que as pessoas usem máscara todo o tempo. E vamos ter evidentemente restrições para eventos com grandes aglomerações, mas não para comércio e serviços, e o Comitê Científico já deliberou essa preocupação. Amanhã teremos novas informações”, afirmou o governador.
A declaração do governador foi dada nesta terça-feira (11) em uma coletiva na cidade de Monte Aprazível. O anúncio das novas medidas deve ser feito após reunião com o Comitê Científico que trata das questões de covid-19 no Estado.
O aumento de casos da doença causada pelo novo coronavírus somado ao surto de gripe de influenza H3N2 é uma preocupação para diversos setores, não somente por medidas restritivas impostas pelo governo, mas pelo aumento da demanda em hospitais, o afastamento de funcionários e a atual situação econômica do País.
Entretanto, alguns especialistas avaliam que a ômicron, variante responsável pelo crescimento dos casos de covid-19, é mais branda que as demais e indica um ciclo mais brando, porém mais contagioso da pandemia.
Em Guarulhos, em 30 dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 em hospitais públicos de saltou de 30,3% para 78,7%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pela Secretaria da Saúde de Guarulhos.