fbpx
PUBLICIDADE

Dom Edmilson retira obrigatoriedade de máscaras nas missas em Guarulhos

Foto: Wellington Alves
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Participação nas celebrações volta a ser obrigatória para os católicos idosos e pessoas com doenças crônicas

O bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano, publicou decreto nesta sexta-feira (30) em que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel nas paróquias e capelas católicas da cidade. Além disso, a participação das missas dominicais volta a ser obrigatória para os fiéis, inclusive os idosos e pessoas com doenças crônicas, salvo nos casos de impossibilidade.

Em março, o Governo do Estado e a Prefeitura retiraram a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais fechados, com exceção do transporte público e ambientes hospitalares. À época, dom Edmilson determinou a manutenção do uso do item nos ambientes católicos, já que, em especial nas missas, ocorriam aglomerações e a pandemia não tinha acabado.

Dom Edmilson disse que iria recuar apenas quando os governantes liberassem a população a se locomover no transporte público sem máscaras, o que foi permitido apenas no início deste mês.

Desde o início da pandemia, o bispo deu dispensa temporária para os fiéis deixarem de participar da missa de forma presencial, em especial os idosos e pessoas com doenças crônicas. Agora, essa liberação – com caráter espiritual – não existe mais.

O bispo orientou ainda que as missas devem ser realizadas com todos os ritos, com exceção do abraço da paz e da comunhão pela boca – ela deve ser dada apenas pelas mãos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM