fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Divergência entre Estado e Prefeitura pune idoso de 82 anos que aguarda cirurgia no HMU há 3 semanas

HMU
Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Prefeitura diz que espera transferência; Estado alega que não recebeu pedido

A família do aposentado Antônio Ambrózio Peres, de 82 anos, está aflita com o quadro clínico do idoso internado desde 21 de fevereiro no HMU (Hospital Municipal de Urgências), no Bom Clima. E é possível que uma falha no diálogo entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde seja responsável por deixar a situação ainda mais complexa.

Peres foi internado no HMU com uma fratura no fêmur. A família foi comunidada da necessidade de cirurgia em outro hospital, o que seria possível por transferência pelo sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde). Com sequelas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) recente, o idoso está com várias lesões no corpo.

A reportagem recebeu imagens do paciente, mas decidiu não publicá-las por considerá-las fortes. Com a demora, a família acionou a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas não teve nenhum retorno. Ele permanece no setor de clínica cirúrgica, mas não pode passar por procedimento no local.

A reportagem entrou em contato com as secretarias responsáveis e confirmou as divergências que têm prejudicado Peres.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Guarulhos informou que o paciente se encontra com quadro clínico estável e que a cirurgia não ocorreu, pois esse tipo de procedimento é de alta complexidade e não é realizado pelo HMU. A pasta reiterou que colocou Peres no Cross e justificou que a vaga é liberada para outra unidade hospitalar somente pelos médicos dessa central, sem nenhuma ingerência do município.

Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde alegou que não constam “pendências na regulação estadual para o paciente” e pediu à reportagem procurar o serviço de origem. Ou seja, o Estado nega que tenha recebido pedido da Prefeitura para inclusão de Peres no Cross.

Enquanto isso, a família do idoso segue aflita com a indefinição.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM