“Jorge Amado escreveu em Ilhéus um dos seus romances mais célebres, a história de uma moça bonita, com cheiro de cravo e cor de canela”.
Tema de livro e novela, tem um ar místico, de sedução e um gosto marcante que deixa receitas especiais e incrivelmente divinas.
Vamos falar de ESPECIARIAS. Vamos conhecer um pouco mais desses ingredientes fascinantes.
Talvez nenhum outro componente culinário tenha possuído um papel tão determinante na História mundial como as especiarias. Por elas, travaram-se guerras, abriram-se rotas comerciais, mudaram-se os hábitos gastronômicos
Eram produtos tidos no âmbito do quase mágico. Vindos de terras distantes, também elas encobertas num véu de mistério e alguma sedução.
Durante um longo período da história, as especiarias chegavam às margens do mediterrâneo em pequenas quantidades, vendidas de imediato a preços elevadíssimos. O fato só aumentava o fascínio que estas exerciam sobre as civilizações que floresciam na região.
As especiarias eram consideradas como ouro, todos queriam ter. Foram os portugueses que começaram uma viagem fantástica, através de Vasco da Gama, ir atrás desse ouro comestível.
Com a chegada da família real ao Brasil, vieram junto com eles as especiarias e mais tarde com imigrantes vindos de países asiáticos e do oriente médio
Você, caro leitor, sabia que existe especiarias nativas do Brasil? Vamos saber um pouco dessas especiarias brasileiras
Cumaru – semente da região amazônica, é um forte aromatizador que pode substituir a baunilha em doces e bebidas.
Imbiriba – mescla de doce e picante, usado no preparo de doces e em líquidos para mistura.
Pimenta-de-macaco – aspecto semelhante a pimenta do reino, baixo grau de ardência e perfume que não perdura por muito tempo.
Priprioca – tem um sabor que aparenta um tipo de capim adocicado, ótimo para dar um toque exótico a receitas doces e salgadas
Puxuri – aroma adocicado, lembra uma mescla de cravo e canela, possui ainda um fundo de frescor, que lembra ao longe o anis estrelado
Deixe essas incríveis especiarias entrar em suas preparações gastronômicas, seja em uma sobremesa, chá ou um prato salgado delicioso. Surpreenda com toque místico em suas preparações, garanto que todos vão adorar.
Hoje a receita é de BOLO DE CHOCOLATE COM ESPECIARIAS, ideal para ser consumido com um belo café, ou um aromático chá.
Ingredientes
- 4 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de mel
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de cravo em pó
- 1 colher (chá) de noz moscada
- 1 colher (chá) de gengibre ralado ou em pó
- 2 colheres (sopa) cheias de manteiga ou margarina
- 2 xícaras (chá) de leite
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
MODO DE PREPARO
Primeiramente, unte uma forma de sua preferência, bata muito bem os ovos na batedeira, até ficar bem espumoso e amarelo claro.
Depois, adicione o mel, o açúcar, o chocolate, o cravo, a canela, a margarina, o leite e a farinha.
Bata muito bem até ficar uma massa totalmente homogênea.
Por último, adicione o bicarbonato e o fermento e misture a massa à mão, até ficar completamente misturada e homogênea (este é o segredo para a massa além de crescer, não murchar).
Pré aqueça o forno a 180ºC antes de começar a encher as forminhas previamente untadas com margarina ou manteiga.
Asse por aproximadamente 25 minutos, na mesma temperatura.