Ícone do site GRU Diário

Direto da Cozinha: Pão de Queijo – De Minas Gerais para o mundo

Pão de Queijo

Foto: Márcio Monteiro

Quem nunca experimentou essas bolinhas de pura delícia e se sentiu com um pezinho em Minas?Pão de Queijo é mais que um salgado, é uma bolinha de amor e acolhimento.

Mas, como surgiu o pão de queijo, qual a sua origem?

A origem do pão de queijo ainda é incerta. Há relatos de que a receita foi criada em Minas Gerais, no século XVIII, quando as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães, a farinha de mandioca (mais tarde conhecida como polvilho) no lugar da farinha de trigo (de baixa qualidade e imprópria para o consumo) que era trazida pelos portugueses.

Na época, usavam queijos, que ficavam duros, dentro desses pães.

Outra história afirma que a receita surgiu no período da escravidão, a partir da junção dos ovos e do leite, heranças dos portugueses, com a mandioca, até então considerada o “pão dos índios nativos”. Nessa mistura acrescentava-se também o queijo, normalmente intenso e encarregado de dar sabor à massa.

O pão de queijo ficou popular na década de 50, junto com o desenvolvimento das quitandas, a partir daí,  foi difundido para os outros estados  do Brasil, sendo consumido com mais intensidade essa iguaria mineira.

O pão de queijo hoje é exportado congelado para vários países, Estados Unidos, China e alguns países europeus.

Há quem utilize o polvilho doce, que deixa o produto mais denso, uniforme e crocante por fora, e quem prefira o azedo, que tem uma capacidade maior de crescimento, deixando os pães mais leves, aerados e, quando frios, mais sequinhos. Existem, ainda, aqueles que utilizam os dois juntos, para obter um equilíbrio entre os tipos.

E os queijos? Preferencialmente, devem ser mais resistentes, mais salgados e bem saborosos, como o meia-cura, o da Serra da Canastra (tradicionalmente mineiro), o queijo  padrão e até o parmesão.

Não existe uma receita oficial, alguns levam água, outros leite, manteiga e ovos, alguns só o polvilho doce, outros só o azedo e os dois juntos.

Não importa  a receita  ser usada, o importante é sentir este gosto de afeto, e amor.

Uma sugestão é que, quando estiver preparando este pão, ouvir uma música, a minha sugestão é “Victor e Leo – Lá em casa”

Aprenda uma receita bem fácil e rápida.

Pão de Queijo

Ingredientes

Modo de Preparo:

  1. Em uma tigela ou bowl, coloque metade do polvilho azedo, o creme de leite e o parmesão ralado.
  2. Em seguida comece misturando com o auxílio de uma colher.
  3. Acrescente o restante do polvilho azedo e vá misturando com as mãos até que a massa fique bem homogênea (não gruda nas mãos).
  4. Depois é só modelar em formato de bolinhas e acomodar em uma forma untada com manteiga, deixando um espaço para que possam crescer no forno.
  5. Leve para assar em forno preaquecido, 180º, por cerca de 35 minutos ou até começar a dourar.

Dica:  Se quiser, pode acrescentar uma colher de sopa de tempero de sua preferência

Sair da versão mobile