fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dicas de passeios para celebrar os 200 anos da Independência

Imagens do Museu do Ipiranga.
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Nesta quarta-feira, 7 de Setembro, a Independência do Brasil completa 200 anos. Diversas atrações e exposições ligadas à história do país podem fazer parte da programação de quem quiser celebrar a data, e para facilitar no deslocamento, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) destaca algumas dicas de passeios por onde passam linhas metropolitanas.

Os passageiros podem acompanhar as partidas em tempo real e verificar horários e itinerários das linhas no aplicativo EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.

Na quarta-feira (7/09), a operação de todas as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU será equivalente à programação de domingos. A circulação das linhas será monitorada e, se necessário, ajustes na programação ou na frota poderão ser realizados.

Confira dicas de passeios e as linhas metropolitanas que facilitam o trajeto:

1 – Parque da Independência e Museu do Ipiranga

Às margens do Riacho Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal, em 1822. Hoje, o local abriga o Parque da Independência, um complexo que conta com três grandes atrações: o Monumento à Independência, uma grande escultura em granito e bronze que é a Cripta com os restos mortais de D. Pedro I; a Casa do Grito, um museu construído em uma edificação semelhante à visível no quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo; e o Museu do Ipiranga, que será reinaugurado durante os festejos do bicentenário.

Para chegar ao parque da Independência com a EMTU, utilize as linhas 217, 218, 218EX1 ou 314.

2 – Panteão dos Andradas

Em Santos, você pode visitar o Monumento ao Patriarca. Localizado no Panteão dos Andradas, é ali onde descansa José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos principais conselheiros de D. Pedro I, e seus irmãos.

Para visitar o Panteão dos Andradas, a EMTU oferece as seguintes linhas: 906, 917, 918, 919, 936 ou 938.

3 – Parque Caminhos do Mar

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Estadual da Serra do Mar é uma ótima pedida, porque fica no meio da Mata Atlântica. Lá é possível andar por um trecho da viagem que D. Pedro I realizou antes de proclamar a Independência. Os visitantes podem conhecer a Calçada do Lorena, caminho pavimentado com rochas em 1792, e o conjunto de oito monumentos históricos construídos em 1922. Para celebrar a Independência de 7 de setembro, o parque preparou uma programação especial com atividades culturais, artísticas e educacionais para os visitantes vivenciarem a riqueza natural e histórica do local.

O Caminhos do Mar conta com dois acessos, pelos municípios de São Bernardo do Campo ou Cubatão, que são atendidos pela EMTU.

Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), Km 42 – São Bernardo do Campo — SP.

Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), Km 50 – Cubatão — SP.

4- MASP

A principal avenida da cidade de São Paulo não poderia ficar de fora. Até o dia 30/10, no Museu de Arte de São Paulo, localizado na Av. Paulista, vai estar em cartaz a exposição Histórias Brasileiras, que propõe uma revisão histórica e aponta para uma abordagem mais inclusiva, diversa e plural sobre o País. As obras estão divididas em oito núcleos temáticos: Bandeiras e Mapas; Paisagens e trópicos; Terra e território; Retomadas; Retratos; Rebeliões e revoltas; Mitos e ritos; e Festas.

Para chegar ao MASP de EMTU, utilize as linhas 316, 378 ou 827.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM