O evento “Guarulhos de Mãos Dadas pela Paz” ocorrerá nesta quinta-feira (21), das 8h às 11h
Nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Paz, a Prefeitura promove a terceira edição do “Guarulhos de Mãos Dadas pela Paz” na tenda principal do Bosque Maia, das 8h às 11h. O evento visa a sensibilizar a comunidade para a importância da paz, incentivando todos a refletir sobre como podem contribuir para a construção de um ambiente mais pacífico.
A programação terá início às 8h com a participação da chefe da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Simone Lima, e da chefe da Divisão de Implantação de Políticas da Secretaria de Direitos Humanos, Lígia Gonçalves Dall’oc, por se tratar de um tema transversal, que compreende a construção de uma realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados à vida pessoal e coletiva, o que inclui a participação política.
Às 8h30 os presentes poderão explorar a harmonia da paz por meio da oficina de danças circulares, promovida pelos focalizadores de Guarulhos. A prática oferece um espaço de promoção da saúde e valoriza particularidades, abrangendo públicos heterogêneos de diferentes faixas etárias.
Já às 10h uma ação emblemática será realizada pela artista e também participante das danças circulares, Renate Sewing Hammer, que propõe uma obra coletiva, uma mandala humana única, feita com fios de malha, simbolizando a união da comunidade na busca pela paz. O encerramento está marcado para as 11h.
O Dia Internacional da Paz
A ONU instituiu o Dia Internacional da Paz em 21 de setembro de 1981 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e, após duas décadas, em 2001, a assembleia votou, por unanimidade, para que a data fosse designada como um período de não violência e cessar-fogo. Anualmente é reafirmado em todo o mundo o fortalecimento dos ideais de paz, no seio das nações e entre os povos, com o objetivo de estimular as pessoas a fazerem algo pela paz nessa data.