fbpx
PUBLICIDADE

Defesa Civil atendeu 400 ocorrências nos últimos três meses em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

O mês de fevereiro foi marcado por um grande volume de chuvas

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Guarulhos atendeu aproximadamente 400 ocorrências desde dezembro, início da temporada de chuvas fortes, segundo dados divulgados nesta terça-feira (7) pela Prefeitura de Guarulhos. O mês de fevereiro foi marcado por um grande volume de chuvas, deixando diversas regiões da cidade em estado de atenção.

O último levantamento aponta que os índices pluviométricos acumulados em Guarulhos neste ano ultrapassaram os do ano anterior e já registram um acúmulo de 884,4 milímetros, um aumento significativo de 264,8 mm em comparação ao período de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. Vale ressaltar que, em índices pluviométricos, cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água em 1 m².

“A Prefeitura promove uma série de ações de zeladoria e limpeza em locais prioritários a fim de minimizar alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, desabamentos, entre outros problemas inerentes às áreas de risco”, diz a gestão municipal.

Os agentes da Defesa Civil também doaram um total de 2.392 itens, entre cestas básicas, colchões, cobertores e kits de limpeza, além de 400 m² de lonas para proteger áreas com risco de desabamento de terra.

Até o final de março ainda espera-se chuvas acima da média devido à persistência maior de um corredor de umidade na região e de outros sistemas, como a passagem de cavados, que podem causar muita instabilidade, chuvas fortes e frentes frias.

Alertas e emergências

O cidadão pode receber alertas gratuitamente sobre os riscos de chuvas fortes por meio do serviço de SMS da Defesa Civil estadual. Para se cadastrar no sistema o interessado deve enviar o CEP em que reside via SMS para o número 40199.

Em caso de emergências ou dúvidas o munícipe deve entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199, que opera 24 horas, todos os dias.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM