fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Defesa Civil alerta sobre mudança de temperatura e risco de fortes chuvas

Foto: Roberto Parizotti
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Prefeitura orienta que morador faça o cadastro no sistema gratuito de alertas em tempo real via SMS

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Guarulhos alerta que a previsão meteorológica entre a tarde desta sexta-feira (28) e domingo (30) é de uma frente fria que traz chuvas intensas, seguidas por raios e ventos. Alguns bairros mais vulneráveis podem concentrar precipitações com mais de 40 mm.

Segundo a Climatempo, a previsão do tempo para amanhã (29) em Guarulhos fica entre 17ºC e 23ºC. E no domingo (30) os termômetros devem ficar entre 17ºC e 24ºC.

Com esse cenário, os agentes recomendam atenção redobrada às medidas de segurança para evitar acidentes.

SMS

A equipe orienta que o morador se cadastre no sistema gratuito de alertas em tempo real via SMS da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Basta enviar uma mensagem para o número 40199 e informar o CEP em que reside para se cadastrar no sistema. Não há limites de quantos endereços podem ser cadastrados, porém, deve ser enviado apenas um por SMS.

Defesa Civil alerta sobre mudança de temperatura e risco de fortes chuvas
Foto: Márcio Lino/PMG

Enchentes

Em caso de enchentes é preciso evitar o contato com a água e abrigos que fiquem embaixo de árvores e estruturas metálicas. Caso o munícipe esteja dirigindo, deve evitar atravessar inundações que alcancem metade da roda ou que possuam correntes de água. Mesmo que o nível pareça baixo, o motorista pode ser surpreendido com buracos ou valetas que não estão visíveis devido ao alagamento. O ideal, a pé ou de automóvel, é procurar um local seguro e aguardar a água baixar.

Área de risco

No caso de moradores que vivem em áreas de risco, é importante desligar aparelhos eletrônicos, ficar atentos a rachaduras ou trincas nas paredes e checar a válvula do botijão de gás e o registro de água.

Telefone de emergência

Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que opera 24 horas no atendimento de ocorrências para proteger vidas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM