Com a chegada do frio, órgão estadual reforça orientações de segurança para prevenir tragédias em áreas vulneráveis
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta especial para municípios como Guarulhos durante o inverno, período em que aumentam os riscos de incêndios em comunidades e aglomerados urbanos com moradias precárias. O uso de velas, gambiarras elétricas, fogareiros caseiros e aquecedores improvisados é comum nas áreas mais vulneráveis e pode provocar acidentes graves.
Em bairros de Guarulhos com grande densidade populacional e construções de madeira muito próximas umas das outras, a prática de soluções improvisadas para aquecimento pode resultar em tragédias. A Defesa Civil destaca que pequenos descuidos, como velas próximas a cortinas ou sobrecarga em tomadas, são os principais causadores de incêndios nesta época do ano.
“O frio intenso leva as pessoas a buscar soluções emergenciais para se aquecer ou iluminar suas casas. No entanto, práticas aparentemente inofensivas podem acabar em tragédia. Nosso objetivo é orientar, proteger vidas e evitar perdas materiais que afetam especialmente as famílias mais vulneráveis” , afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
O órgão estadual reforça que a população deve adotar medidas simples de prevenção, como evitar o uso de benjamins (T), manter botijões de gás em locais ventilados e longe de fontes de calor, e nunca dormir com velas acesas. Em caso de fumaça ou princípio de incêndio, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Além da prevenção contra incêndios, a Defesa Civil lembra que Guarulhos conta com o programa Abrigo Solidário, voltado à proteção de pessoas em situação de rua nos dias mais frios. O Fundo Social também promove a Campanha do Agasalho, com arrecadação de roupas e cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade.
A Defesa Civil orienta ainda que lideranças comunitárias ajudem na divulgação dessas informações e se coloca à disposição do município para realizar ações educativas e treinamentos voltados à redução de riscos.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo, da qual a Defesa Civil faz parte, é uma iniciativa integrada com as secretarias estaduais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, além da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros e de órgãos como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Fundação Florestal.
As ações da operação ocorrem durante todo o ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), de acordo com o risco e a gravidade da situação em cada período.