Recomendação é que, em caso de chuvas fortes, a população permaneça em local seguro
A Defesa Civil de Guarulhos alerta que todo o Estado segue sob alerta de perigo potencial (alerta amarelo), enquanto que a situação na Região Metropolitana de São Paulo está sob a condição de perigo (alerta laranja) devido ao risco de tempestades isoladas.
Para a noite desta quinta-feira (13) a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), condição que traz baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Na tarde desta quarta-feira (12) a cidade de Guarulhos registrou apenas chuva fraca, que não causou nenhuma ocorrência, porém a capital teve tempestades acompanhadas de ventos muito fortes, que causaram quedas de árvores e diversos incidentes, tendo sido o caso mais grave a morte de um taxista, cujo veículo foi atingido por uma árvore de grande porte.
A recomendação é que em caso de tempestades os cidadãos permaneçam em local seguro. Em veículos, deve-se evitar locais com possibilidades de enchentes, como corredores de baixadas ou vias às margens de rios e córregos. Motociclistas devem evitar pontos com corredeiras ou em que a água ultrapasse vinte centímetros ou não permita a visibilidade do terreno.
Os moradores de áreas suscetíveis a riscos de deslizamentos devem buscar abrigo em locais seguros com seus familiares, especialmente se perceberem sinais de risco, tais como deslocamentos de terra, estralos em construções, rachaduras no solo e inclinações de árvores ou postes.
Em caso de emergência a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199.