Primeira pesquisa após ex-presidente recuperar direitos políticos demonstra crescimento do petista e preocupação para atual presidente
Uma primeira pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (12), após o ex-presidente Lula (PT) recuperar seus direitos políticos aponta que o petista venceria o atual presidente, Jair Bolsonaro (Sem Partido), por 55% a 32% das intenções de voto em um eventual segundo turno.
No primeiro turno, no mesmo cenário de uma pesquisa estimulada, Lula chega a 41% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro.
No segundo escalão, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido) tem 7%, embolado com Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%.
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo) tem 2% cada.
A pesquisa aponta ainda que Lula venceria tanto Moro (53% a 33%) como Doria (57% a 21%) em um segundo turno, enquanto Bolsonaro empata tecnicamente com Doria (39% a 40%) e para Ciro (36% a 48%).
Bolsonaro também tem a maior rejeição entre os candidatos, com 54%, seguido por Lula (36%), Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%).
O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.