PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cruzeiros registram 798 casos de covid-19 em 9 dias, afirma Anvisa

Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Casos representam aumento de 25 vezes das infecções confirmadas nos primeiros 55 dias da temporada de cruzeiro

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância  Sanitária) informou, nesta segunda-feira (3), que em 9 dias foram registrados 798 casos de covid-19 em navios de cruzeiro. O período avaliado vai de 26 de dezembro a 3 de janeiro.

Segundo a Agência, os casos representam um aumento de 25 vezes em relação às infecções confirmadas nos primeiros 55 dias da temporada de cruzeiros, de 1º de novembro a 25 de dezembro, quando foram detectados 31 casos.

Desde o início da temporada, no dia 1º de novembro, até esta segunda-feira (3), foram confirmados 829 casos de covid-19 entre tripulantes e passageiros das cinco embarcações que operam no Brasil.

Segundo a Anvisa informa, “chama a atenção a identificação de 502 casos entre tripulantes, o que representa 60% dos casos positivos a bordo das embarcações.”

“Os dados referentes ao cenário epidemiológico a bordo das embarcações de navios de cruzeiro que operam na costa brasileira durante a temporada 2021-2022 reforçam a Nota Técnica da Anvisa, expedida na última sexta-feira (31/12), que recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória imediata da temporada de navios de cruzeiro no Brasil”, afirma a Agência. 

A recomendação da Agência teve como fundamento o aumento vertiginoso dos casos de Covid-19 a bordo das embarcações nos últimos dias, que indica uma mudança radical do cenário epidemiológico, diz a nota da Anvisa. 

Suspensão provisória

Em reunião realizada com representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa, nesta segunda-feira (3), os estados e municípios foram unânimes em reiterar a posição da Agência pela suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, até que se obtenham novos dados para melhor avaliação de eventual cenário de retomada.

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou ontem (3) a suspensão voluntária das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro deste ano. A medida ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado.

(Com informações da Agência Brasil)

Cruzeiros registram 798 casos de covid-19 em 9 dias, afirma Anvisa
Cruzeiros registram 798 casos de covid-19 em 9 dias, afirma Anvisa

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM