Golpista se passa pela dona do perfil para enganar seguidores vendendo produtos e pede depósito por Pix
Uma simples mensagem recebida para ajudar uma amiga, na última sexta-feira (26), foi o suficiente para que a leitora, que preferiu não ser identificada, tivesse o seu perfil no Instagram tomado por um golpista.
Sem saber, a tal amiga era o criminoso que havia disparado mensagens pedindo o telefone dos seguidores.
“Ele se passou por uma amiga e perguntou se eu poderia receber um SMS, dizendo que não estava conseguindo abrir a mensagem. Passei o código enviado, mas eu não percebi [que era golpe], até ele pedir a minha data de nascimento”, explica.
Ela não passou a data, mas como tudo aconteceu tão rápido, quando a leitora se deu conta do que tinha feito, a senha e e-mail do Instagram já haviam sido trocados e todos os códigos para recuperar a conta iam direto para o contato do golpista.
A leitora também não tinha a verificação em duas etapas, que é recomendada pela plataforma para reforçar a segurança. O criminoso ainda tentou “sequestrar” o WhatsApp e o Facebook dela, mas não conseguiu.
O golpista começou a se passar pela leitora e usou os stories para falsa venda de produtos como televisão, micro-ondas e celular com preço abaixo do praticado pelas lojas.
A vítima avisou os amigos e familiares sobre o golpe, e pediu a eles que denunciassem o perfil. Ela entrou em contato com o Instagram e recebeu como resposta que “essa conta provavelmente não vai contra as nossas Diretrizes da Comunidade” e ela poderia “deixar de seguir, silenciar ou bloquear essa pessoa”.
Ainda assim, alguns quase caíram. Como o criminoso teve acesso às mensagens trocadas pela leitora, ele conseguia manipular até a forma de conversar com os seguidores, dificultando que desconfiassem do golpe.
Alguns seguidores, por estranharem o tipo de postagem, a procuraram pelo celular para confirmar se ela realmente estava vendendo tais produtos.
Para aqueles que se interessaram pelos produtos, o golpista pediu depósito via Pix por meio de um CNPJ. Para outro seguidor, o criminoso combinou de entregar o produto, mas o encontro não aconteceu.
Ontem (30), o golpista apagou as fotos, zerou os seguidores e mudou o nome do perfil. Essas mesmas ações também foram feitas no Instagram da amiga da leitora.
“É muito revoltante. O meu medo é ele [golpista] ter acesso ao meu endereço, saber onde estou, e também ficar lesando outras pessoas”, disse.
A leitora fez um boletim de ocorrência (B.O) eletrônico para evitar que o seu nome seja usado para aplicar outros golpes, mas ainda não conseguiu recuperar o perfil.
O advogado Marcelo Tomé, colunista da Fato Jurídico, do GRU Diário, afirma que o registro do B.O é essencial tanto para informar a autoridade policial da ocorrência do crime, quanto para a pessoa se proteger em caso de terceiros, prejudicados pelo golpe, acionarem a vítima judicialmente
“A pessoa que sofre um golpe precisa adotar essas providências para que possa ter prova de que também foi vítima de um golpe e para mitigar o risco da vítima sofrer algum tipo de penalização, seja nas esferas civil ou penal”, disse.
O advogado explica que a vítima desse crime, tipificado como estelionato virtual e fraude, pode pedir ao Instagram ressarcimento ou reparação pelo dano causado.
“É possível acionar a plataforma pedindo indenização por eventuais prejuízos, de ordem moral ou patrimonial. Isso vai depender de cada caso”, reforça o advogado.
Boletim de Ocorrência
O Departamento Estadual de Investigações Criminais, da Polícia Civil, orienta que os usuários desconfiem quando receberem contato de alguém se identificando como funcionário do Instagram. A plataforma nunca entra em contato com o usuário, nem solicita a senha. Além disso, precisam desconfiar de mensagens que solicitem acesso ao perfil e evitar acessar as redes sociais em computadores compartilhados.
Esse golpe é chamado de “Sequestro do Instagram”. Os criminosos podem usar a plataforma para enganar os seguidores, como no caso da leitora, ou pedir resgate em dinheiro para “devolver” o perfil.
A vítima pode registrar um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica na opção Outros Crimes ou ir presencialmente à delegacia mais próxima da residência.
Recuperação é feita apenas pela central de ajuda
Em nota, o Instagram disse que “perder o acesso à conta pode ser uma experiência angustiante” e pede que o usuário solicite a recuperação da conta na Central de Ajuda do Instagram. A plataforma ressalta que este é o único meio de recuperação.
Ainda segundo a empresa, qualquer pessoa que tiver acesso ao e-mail e/ou telefone cadastrado em uma conta do Instagram poderá ter acesso a ela. Por isso, é importante que os usuários se certifiquem de que a conta de email esteja segura e de que a autenticação de dois fatores (por aplicativo, SMS ou WhatsApp) esteja ativa.
A plataforma pede que o usuário verifique quais são os e-mails oficiais da plataforma acessando Configurações> Segurança> Emails do Instagram. O usuário consegue visualizar e-mails oficiais do Instagram enviados nos últimos 14 dias. Os e-mails sobre a conta só serão enviados pelo Instagram ou Facebook por meio dos endereços @mail.instagram.com ou @facebookmail.com.
A plataforma recomenda os seguintes passos de como recuperar uma conta invadida
- Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de [email protected] informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção reverter essa alteração na mensagem do email.
- Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
- Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?“).
- Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.
O Instagram ainda orienta os usuários sobre as seguintes medidas de segurança para manter a segurança da conta:
- Ative a autenticação de dois fatores (por WhatsApp, SMS ou aplicativo como Duo Mobile ou Google Authenticator) e nunca compartilhe o código gerado, como indicado na mensagem de WhatsApp ou SMS enviada com o código. Com essa etapa extra de segurança, você deve inserir um código de login especial ou confirmar o acesso à conta sempre que houver uma tentativa de login de um dispositivo desconhecido. Para ativar, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores. Se esse código for informado a outra pessoa, ela poderá ganhar acesso à sua conta.
- Atividade de login: É enviado um alerta sempre que houver uma tentativa de login de um dispositivo desconhecido. É possível aprovar ou recusar o acesso, através deste aviso, e também ver uma lista de dispositivos que logaram recentemente em sua conta. Acesse Configurações>Segurança>Atividade de login.
- Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. Se perder o acesso a conta, você poderá tentar recuperar mesmo que as suas informações tenham sido alteradas por um hacker.
- O Instagram não se comunica com os usuários através do Direct. Não clique em links ou forneça informações pessoais em mensagens diretas que dizem ser do Instagram.