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CPTM retoma o Expresso Turístico para Paranapiacaba a partir de 8 de agosto

Foto: CPTM
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Primeiras viagens serão exclusivas para quem comprou passagem e não viajou por conta da pandemia

A espera acabou: as viagens do tradicional Expresso Turístico da CPTM estarão de volta a partir de 8 de agosto, após um hiato de quase um ano e meio por conta da pandemia de covid-19. Paranapiacaba, o roteiro mais procurado, no meio da Serra do Mar, no município de Santo André, será o primeiro destino retomado pelo serviço, que utiliza um trem da década de 1960, totalmente reformado.

As quatro primeiras viagens, que acontecerão nos dias 8 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro de 2021, serão reservadas apenas às pessoas que compraram o bilhete antes da pandemia e não o utilizaram ou não solicitaram reembolso. Isso significa que a compra de novas passagens ainda não estará disponível ao público.

“Os passageiros que compraram as passagens, não viajaram e optaram por esperar serão recompensados agora. Todas as viagens respeitarão todos os protocolos de segurança para que a ida a Paranapiacaba seja uma experiência inesquecível e segura”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

A CPTM prevê que serão necessárias 13 viagens para atender as cerca de 1.350 pessoas que ainda possuem passagens válidas, o que significa que precisarão ser feitas viagens adicionais além das quatro já previstas. A capacidade total de passageiros em cada uma das viagens será determinada pelo Plano São Paulo – atualmente é permitido 60% da capacidade total dos assentos, o que representa 103 pessoas.

Para que a viagem seja remarcada, a CPTM entrará em contato com todos os passageiros com viagens pendentes. Esse contato respeitará a ordem da viagem inicialmente comprada – por exemplo, as pessoas que tinham viagem marcadas para 15 de março, data da primeira viagem para Paranapiacaba suspensa, serão os primeiros as serem contatados, e assim sucessivamente.

Caso não seja possível aceitar a viagem nas datas propostas pela companhia, a passagem não perderá a validade e o passageiro, se quiser, ainda poderá pedir o reembolso. Não será necessário realizar nenhuma troca de passagens: o mesmo bilhete já adquirido deverá ser apresentado na data da nova viagem.

Para os passageiros com viagens que foram suspensas por conta da pandemia, a CPTM disponibiliza seus canais de relacionamento com o passageiro para esclarecer dúvidas no link, e-mail: [email protected], central 0800: 0800 055 0121 e whatsApp: (11) 9 9767-7030.

É necessário que no ato do contato seja informado o nome da pessoa que adquiriu a(s) passagem(ns), a data original da viagem e o(s) número(s) do(s) bilhete(s). O prazo de resposta será de cinco dias úteis.

Ainda em 2021, a CPTM pretende realizar duas viagens para Jundiaí com o objetivo de atender as cerca de 150 pessoas com viagens pendentes, por conta da pandemia. Já para Mogi das Cruzes, não havia passagens pendentes.

Serviço

Retorno Expresso Turístico

Exclusivo para passageiros com bilhetes comprados e não reembolsados

  • Datas: 8 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro de 2021
  • Embarque Estação Luz: 8h30
  • Retorno Paranapiacaba: 16h

Sobre o Expresso Turístico

Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem conhece um pouco da história.

O embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Durante a pandemia da Covid-19, o Expresso Turístico teve suas atividades suspensas.

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