De acordo com o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes, 24 guardas estão afastados no momento
O secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes, afirmou que a covid-19 já vitimou três membros e contaminou quase 300 GCMs (Guarda Civil Municipal) de um total de 760 membros.
A declaração foi dada ao jornalista Pedro Notaro, do programa Radar de Notícias, nesta terça-feira (23).
“Infelizmente, a doença tem pego muitos GCMs e nós temos pelo menos 3 mortes ocasionadas pela covid-19 e cerca de 300 GCMs contaminados. Nós temos um efetivo de 760 [guardas] e cerca de 40% foram afastados pela doença”, disse Pontes.
De acordo com o secretário, 24 GCMs estão afastados do serviço no momento para cumprir o afastamento em decorrência da doença.
Pontes ressaltou que a GCM não parou durante a pandemia e inclusive teve de intensificar ações de fiscalização e incluir novas tarefas, como acompanhar o transporte de vacinas para idosos acamados.
O secretário concordou que o efetivo da GCM na cidade é baixo e que há uma expectativa de concurso, que não foi realizado por conta da pandemia da covid-19. De acordo com ele, a meta da gestão municipal é terminar este segundo mandato do prefeito Guti (PSD) com mil guardas no efetivo.