Programa tem o intuito de realizar 380 mil procedimentos que estavam na fila de espera
Desde sua implantação, em 6 de dezembro, o programa Zera Fila, uma ação adotada pela Prefeitura de Guarulhos para atender à demanda reprimida em diversas especialidades médicas, exames e cirurgias no município, tem na oftalmologia mais da metade da procura por todas as especialidades (54,52%), seguida das consultas de psiquiatria (16,30%) e ortopedia (15,92%).
Ainda foram realizados agendamentos para cardiologia, neurologia, urologia, especialista vascular, além de cirurgia ginecológica e pediátrica.
Também foram agendados uma série de exames, 83,11% deles para ultrassonografia geral e com doppler, ecocardiograma, eletroencefalograma e tomografia computadorizada.
A iniciativa da Prefeitura ocorreu a partir de recursos obtidos junto ao Governo do Estado (R$ 21 milhões) e tem como objetivo reduzir a demanda reprimida na cidade por consultas, exames e cirurgias.
Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, a cidade tem hoje aproximadamente 380 mil procedimentos atrasados devido principalmente à demanda reprimida durante a pandemia.
Vale lembrar que para os pacientes que estão aguardando sua consulta, exame ou cirurgia eletiva a Pasta da Saúde envia mensagens de SMS para os celulares cadastrados. Há ainda uma equipe de call center que já realizou mais de 4.150 ligações aos munícipes.
Para facilitar o contato é muito importante que a população procure a UBS mais próxima de sua residência para atualizar seu número de telefone.
Para mais informações acesse o site do Zera Fila (clique aqui para acessar) ou ligue gratuitamente para o número 0800-090-0500. As informações também podem ser obtidas em qualquer UBS, cujos endereços estão em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.