Local oferece amplo atendimento gratuito aos munícipes
O Conservatório Municipal de Guarulhos está de casa nova e há muito o que comemorar. Nesta ação da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, o amplo espaço da nova sede, localizada no Centro de Guarulhos, vai garantir mais que um atendimento dinâmico e confortável aos alunos da instituição, antes a possibilidade da criação de turmas e a ampliação de sua atuação na formação e profissionalização de instrumentistas.
Nesta nova estrutura o espaço é destinado exclusivamente às atividades musicais do conservatório, com salas amplas e tratadas acusticamente para o ensino e a prática instrumental gratuitos. O novo prédio possui ainda auditório para cerca de 120 pessoas, local privilegiado para as apresentações de atividades e projetos da instituição.
“O Conservatório de Guarulhos é uma instituição histórica, que no auge dos seus mais de 60 anos merece uma sede própria, um espaço adequado para a realização de atividades culturais e artísticas e o fomento da formação musical de instrumentistas na cidade”, destacou o prefeito Guti (PSD).
Como acontece habitualmente durante os semestres letivos, os grupos formados por alunos e professores dedicam parte de sua formação a atividades musicais gratuitas, com um recorte dos resultados dos cursos e projetos.
Dentre os projetos, merecem destaque as iniciativas do Núcleo de Música Autoral, que fomenta a produção musical de jovens talentos da cidade, e do Núcleo de Educação Inclusiva, que atua no ensino de música para alunos com ou sem deficiência.
“O Conservatório de Guarulhos é motivo de grande orgulho para todos nós, uma instituição com trajetória reconhecida e que possui enorme valor em nossa cidade. Em sua nova sede ele vai continuar perpetuando o legado que faz da instituição importante referência na formação musical das crianças e jovens de Guarulhos”, comentou o secretário de Cultura, Professor Jesus.
Sobre o Conservatório Municipal de Guarulhos
Os cursos disponibilizados pelo conservatório têm como objetivo permitir aos seus alunos começar a exercer a atividade musical de modo profissional. Para isso, são oferecidos três módulos de ensino, cada um com duração de dois anos: iniciante, intermediário e avançado. As inscrições para nossos cursos são feitas no mês de outubro, com um processo seletivo entre dezembro e janeiro.
No conservatório são oferecidos também diversos cursos livres de música para uma série de instrumentos, voltados a diferentes níveis de conhecimento técnico, atendendo desde os iniciantes aos que já têm conhecimento. Os professores desses cursos são os mesmos da grade do conservatório, garantindo a qualidade da atividade oferecida.