PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheça a história de Manu e Jurandir, o casal de araras-azuis do Zoológico de Guarulhos

Manu e Jurandir, juntos, no recinto do zoo de Guarulhos (Foto: Fabio Nunes Teixeira/Prefeitura de Guarulhos)
Compartilhe
PUBLICIDADE

As aves passaram a viver no mesmo recinto; expectativa é de que reproduzam

Manu e Jurandir são duas araras-azuis vítimas do tráfico de animais silvestres e ameaçadas de extinção. As duas aves foram levadas ao Zoológico de Guarulhos. Recentemente, formaram um casal. 

O Jurandir chegou há pouco, em 1 de outubro, e veio de longe, do Mato Grosso do Sul. A ave estava sendo cuidada pela equipe do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).  

A arara Manu é moradora antiga. Ela chegou ao zoo de Guarulhos ainda filhote e comendo no bico, há quase quatro anos. Antes, a Manu ficava no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) localizado no Parque Ecológico Tietê (PET).

Dois meses após a chegada do Jurandir, que precisou ficar de quarentena, a equipe de veterinários e biólogos do Zoológico de Guarulhos preparou o encontro de Manu e Jurandir. Teve decoração com flores, bolo de frutas com coco e uvas, e sementes, alimentos consumidos pelas araras.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, o casal foi colocado em um mesmo recinto” para terem companhia da mesma espécie e com interesse na reprodução por se tratar de animais ameaçados de extinção”.

Manu e Jurandir não voltam mais para a natureza, mas os futuros filhotes podem ter a chance de viver livres nas florestas e ajudar na preservação da espécie.

Conheça a história de Manu e Jurandir, o casal de araras-azuis do Zoológico de Guarulhos
Foto: Fabio Nunes Teixeira/ Prefeitura de Guarulhos

Curiosidades sobre as araras-azuis

-A presença da arara-azul é um importante indicador de saúde ambiental. A conservação do Pantanal passa pela sua proteção
-A espécie é encontrada em 12 estados brasileiros (AP, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, SP, TO, AM).
-Aos sete anos a arara-azul começa sua própria família.
-Os casais são fiéis e dividem as tarefas de cuidar dos filhotes.
-Em média, a fêmea tem dois filhotes, mas em geral, só um sobrevive.
-Os filhotes ascem frágeis e são alimentados pelos pais até os seis meses.

Fonte: WWF-Brasil

Como conhecer Manu e Jurandir 

O público pode visitar Manu e Jurandir no recinto do casal que fica ao lado da casa dos filhotes de leão, Madiba e Kalipha. É obrigatório uso de máscara e aferição da temperatura na entrada do zoo. 

O Zoológico de Guarulhos está localizado na rua Dona Glória Pagnoncelli, 244, Jardim Rosa de França. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. 

O parque permanece momentaneamente fechado aos finais de semana e feriados para evitar aglomerações.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM