PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Congonhas supera Guarulhos nas principais rotas domésticas, diz Anac

Aeroporto de Congonhas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE

As rotas Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte se deslocaram de Guarulhos para Congonhas 

Levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a pedido da Folha de S.Paulo, mostra que o Aeroporto de Congonhas passou a concentrar as principais rotas domésticas do país e ultrapassou o Aeroporto Internacional de Guarulhos. No estudo foram considerados os cinco trechos domésticos com maior fluxo de passageiros nos sete primeiros meses de cada ano, no período de 2010 a 2023, como Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre.

De acordo com o estudo, o Aeroporto de Congonhas teve, de janeiro a julho deste ano, quatro trechos domésticos que transportam o maior volume de passageiros no país: Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. Com isso, Congonhas superou Guarulhos como destino e partida de rotas nacionais mais movimentadas. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2010, Congonhas tinha apenas duas rotas mais movimentadas: Rio de Janeiro e Brasília.

A reportagem aponta que o crescimento de Congonhas pode estar relacionado com a retomada do terminal após o efeito das restrições sanitárias impostas pela covid-10, e também a localização, na capital paulista. No entanto, a infraestrutura do aeroporto deixa a desejar, dizem passageiros. Outro ponto apresentado é que o aeroporto de Congonhas ainda continua limitado, restrito a rotas de maior interesse no mundo dos negócios, afirma Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam, em entrevista à Folha.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM