Página possui mapa, ajuda a localizar os pórticos e ensina como fazer os pagamentos
O Siga Fácil é um site lançado pelo Governo do Estado de São Paulo para facilitar os motoristas com pagamento de pedágios no novo formato eletrônico. O modelo substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos inteligentes, que identificam de forma automática os veículos através de placas ou tags.
Os primeiros pórticos estão na SP-333 (Rodovia Laurentino Mascari), entre Itápolis e Jaboticabal, sob responsabilidade da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, e na SPI 097/055 (Rodovia dos Tamoios, Contorno Sul – km 13+500), em Caraguatatuba, a encardo da concessionária Tamoios.
O site do sistema Siga Fácil traz um mapa indicando onde estão localizados os pórticos dos pedágios eletrônicos e oferece os links disponibilizados pelas concessionárias para realização de pagamento avulso dos valores, ou seja, deixando mais fácil para aqueles usuários que não possuem uma tag. Os condutores também encontram informações sobre como funcionam os pedágios eletrônicos e contatos da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e empresas para dúvidas.
As praças físicas dos pórticos foram substituídas e isso ocorreu de forma gradual nos trechos estaduais concessionados. Neste tempo de transição, as tarifas seguem os valores vigentes dos contratos, garantindo estabilidade, segurança jurídica e respeito aos usuários, ao mesmo tempo em que se avança para um sistema mais moderno e eficiente.
O sistema já nasce nas concessões de rodovias realizadas a partir de 2024, como os lotes Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana com a cobrança proporcional ao trajeto percorrido. Ou seja, o motorista paga apenas pelos trechos efetivamente utilizados.
Os motociclistas estão isentos do pagamento de pedágio em todos os trechos operados sob os novos contratos com pedágio eletrônico, intensificando o caráter social da medida e ajudando diretamente quem utiliza esse meio de transporte no cotidiano.
Um fator que se sobressai do Siga Fácil é o conjunto de benefícios para quem utiliza tags eletrônicas, com descontos fixos e progressivos de acordo com a frequência e o trecho andado. Mas aqueles que não têm tag também são atendidos com comodidade: a placa do veículo é reconhecida automaticamente e o pagamento pode ser feito em até 30 dias, por meio de canais digitais das concessionárias (como apps, sites, WhatsApp, Pix ou cartão). O não pagamento no prazo configura infração de trânsito, conforme determina a resolução federal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O programa também contribui para a segurança nas estradas, com a eliminação de paradas bruscas nas praças de pedágio e a redução no risco de colisões. Tendo referência em experiências de sucesso em países como Portugal, Noruega e Chile, o Siga Fácil posiciona o estado como referência nacional em mobilidade inteligente, eficiente e digital.
Site: sigafacil.sp.gov.br